top of page
Foto do escritorEliene Santos

Acendimento das luzes do Natal de Ouro Preto acontece neste sábado, 23

Na ocasião, a árvore de Natal de 22 metros, instalada na Praça Tiradentes, será acesa


Ane Souz

A magia do Natal chega com força à cidade Patrimônio Mundial Cultural. Neste sábado, 23, Ouro Preto dará início à sua celebração natalina com o acendimento da árvore de Natal de 22 metros, instalada em frente ao Museu da Inconfidência, na Praça Tiradentes. Além da presença especial do Papai Noel, turistas e moradores serão recebidos por uma cidade iluminada com mais de um milhão de pontos de luz, compondo um cenário deslumbrante para as festas de fim de ano.


Com programação até 6 de janeiro de 2025, o evento deve atrair cerca de 90 mil turistas, segundo a secretaria de turismo de Ouro Preto. A iluminação foi cuidadosamente projetada para harmonizar com o conjunto arquitetônico da cidade, preservando a riqueza dos casarões históricos e o legado do ciclo do ouro. 


Mais do que um evento natalino, o Natal de Ouro Preto integra o “Natal da Mineiridade”, destacando tradições populares como Folias de Reis, Pastorinhas, corais e bandas centenárias. Entre os destaques da programação estão cortejos artísticos e uma espetacular projeção mapeada na fachada da Igreja São Francisco de Assis, que promete encantar o público ao unir luz, história e arte.


Parte de um projeto estadual, o Natal da Mineiridade 2024 prevê a realização de 800 eventos em 450 municípios mineiros, representando um aumento de 33% em relação ao ano anterior. Em 2023, o projeto atraiu 3,2 milhões de pessoas e, para este ano, espera-se um crescimento de 20% no fluxo turístico, além de uma média de ocupação hoteleira de 80%. Ouro Preto, com sua riqueza cultural e histórica, é um dos grandes destaques dessa celebração.


Patrocinadora do Natal de Ouro Preto, a Cemig reafirma seu compromisso com a cultura e o patrimônio de Minas Gerais. Reconhecida como a maior incentivadora cultural do estado, a empresa investe em iniciativas que promovem a democratização do acesso às práticas artísticas e a preservação da memória e identidade mineiras. Através de projetos realizados com recursos das Leis de Incentivo à Cultura, a Cemig busca transformar vidas e impulsionar o setor cultural, reforçando seu papel como parceira do desenvolvimento e da diversidade artística.


O Natal de Ouro Preto é promovido pela prefeitura e pelo Governo de Minas Gerais, com patrocínio da Cemig e produção da Holofote Cultural. O evento também conta com apoio de instituições como a Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto (ACEOP), Câmara dos Dirigentes Lojistas de Ouro Preto, Associação Turística Circuito do Ouro e empresas locais. 

bottom of page