top of page
Foto do escritorEliene Santos

Iron Biker Brasil: solidariedade e esporte unidos na 31ª edição em Mariana

Os participantes poderão doar alimentos e materiais esportivos


Samuel Consentino

Nos dias 14 e 15 de setembro, Mariana receberá a 31ª edição do Iron Biker Brasil, um evento que vai muito além da competição esportiva, unindo adrenalina, emoção e um forte compromisso social com a comunidade local. "Como parte desse compromisso, todos os atletas devem doar, no mínimo, dois quilos de alimentos não perecíveis para confirmar a inscrição. Esses alimentos são distribuídos para entidades sociais da cidade, um apoio essencial para a continuidade de suas atividades," explica Lucas Fonda, um dos organizadores do evento.


No ano passado, o Iron Biker arrecadou quatro toneladas de alimentos, distribuídas para instituições como a Comunidade da Figueira, o Lar Santa Maria e a APAE de Mariana. "Essas doações foram fundamentais para montar cestas básicas e ajudar 30 famílias de alunos atendidos pela APAE. Trabalhamos com famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, e esse apoio faz uma diferença enorme na vida dessas pessoas", afirma Maria Aparecida Maciel, diretora da APAE, que atualmente atende mais de 180 alunos.


Este ano, o Iron Biker amplia seu impacto social com a inclusão da arrecadação de materiais esportivos, novos ou usados, desde que em boas condições. "Na edição passada, alguns atletas doaram itens esportivos que foram repassados à Associação de Ciclismo de Mariana (ACM). Recebemos um feedback muito positivo e decidimos expandir essa iniciativa, pedindo a colaboração de todos. Esses materiais serão destinados a atletas carentes de Mariana, oferecendo-lhes mais oportunidades no esporte," acrescenta Lucas.


Anderson Ricardo Silva, presidente da ACM, destaca o impacto positivo dessa ação. "Recebemos camisas, bermudas e sapatilhas doadas pelos atletas do Iron Biker, e quase tudo foi distribuído imediatamente. Muitos atletas não têm condições financeiras de adquirir esses itens, e receber um material esportivo de qualidade é extremamente motivador. A iniciativa também inspirou membros da própria ACM a doarem seus materiais, criando uma verdadeira onda de solidariedade."


A atleta marianense Ana Clara Dutra já está se preparando para contribuir com essa iniciativa. "Sei, por experiência própria, o quanto o esporte pode abrir portas, fortalecer o caráter e proporcionar oportunidades além da bike. Quando penso em pessoas que não têm acesso a equipamentos adequados, sinto a necessidade de contribuir para que também tenham essa oportunidade. Além de promover saúde e bem-estar, o esporte desenvolve resiliência, foco e disciplina," afirma.


PARCERIAS QUE TRANSFORMAM


O legado do Iron Biker Brasil para Mariana vai além das ações sociais, concretizando-se em novas infraestruturas como a pista de Pump Track, recém-construída ao lado da Arena Mariana. Viabilizada por uma parceria entre os organizadores do evento e a Prefeitura Municipal, essa é a maior pista pública do país e foi criada para incentivar ainda mais o esporte na cidade, oferecendo um espaço adequado para os atletas aprimorarem suas habilidades.


Samuel Consentino

Além disso, como parte de seu compromisso em fomentar a participação de atletas locais e fortalecer o esporte na região, o Iron Biker e a Prefeitura de Mariana mantêm uma parceria com a ACM, que inclui a doação anual de 50 inscrições para a prova. Segundo Anderson, essas inscrições são distribuídas com base em um ranking interno que valoriza o desempenho e o engajamento dos atletas ao longo do ano. "Os atletas que acumulam mais pontos, participando de provas, reuniões e trabalhos voluntários apoiados pela ACM, recebem as inscrições em junho. Isso motiva todos a se destacarem ao longo do ano," ressalta.


Para incentivar ainda mais a participação dos atletas de Mariana no Iron Biker, a organização criou a categoria Top 5, que reconhece os cinco melhores atletas da cidade no percurso completo, tanto no feminino quanto no masculino. "A iniciativa tem sido bem-sucedida, pois cada vez mais atletas da cidade participam e até se destacam na classificação geral," conclui Anderson.


Além das inscrições, o Iron Biker também repassa um apoio financeiro à ACM, proporcional ao número de atletas inscritos. "Esse recurso é essencial para a sobrevivência da nossa entidade e nos permite realizar nossos próprios eventos, como a Maratona Volta da Fumaça e o Up Hill da Cartuxa, que têm um custo elevado para organização," finaliza Anderson.

bottom of page