Dos nomes apresentados, dois eram da gestão anterior
Nesta quinta-feira, 02, apenas um dia após a cerimônia de posse, o prefeito de Mariana, Juliano Duarte, apresentou os integrantes de seu secretariado para o mandato 2025-2028. A lista, divulgada nas redes sociais do prefeito, inclui 18 nomes que assumem áreas estratégicas da administração.
Dois nomes que fizeram parte da gestão anterior permanecem no secretariado: Arlinda Gonçalves segue na pasta de Administração, enquanto Danilo Brito, que antes ocupava a Secretaria de Governo, assume agora a Controladoria.
Confira os secretários anunciados:
Administração: Arlinda Gonçalves
Saúde: Marilene Romão
Desenvolvimento Econômico: Pedro Mol
Desenvolvimento Social e Cidadania: Juliano Barbosa
Esporte: Bruno Freitas
Governo: Edvaldo Andrade
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável: Alexandre Carneiro
Planejamento, Suprimentos e Transparência: Marlon Figueiredo
Cultura, Patrimônio, Turismo e Lazer: Eduardo Batista
Educação: Fabrício Bicalho
Transporte e Logística: Fabiano Xavier
Desenvolvimento Rural: Duarte Gonçalves
Segurança Pública: Ramon Magalhães
Controladoria: Danilo Brito
Procuradoria: Emerson Freitas
Obras e Gestão Urbana: André Belico
Fazenda: Marlon Figueiredo
Serviço Autônomo de Água e Esgoto: Ronaldo Camelo
Na publicação, Juliano destacou que a gestão já está em andamento e será guiada por critérios técnicos. “Fechamos o nosso time de trabalho, que já entrou em campo. Iniciamos a nossa gestão de forma técnica e tenho a certeza que colheremos bons frutos do empenho de cada secretário e equipe”, afirmou o prefeito.
A posse de Juliano Duarte e da vice-prefeita, Sônia Azzi, ocorreu na manhã da última quarta-feira, 01, na Arena Marina. A programação começou às 8h, com uma Missa Solene em Ação de Graças na Igreja Nossa Senhora do Carmo. Em seguida, às 10h20, foi realizada a eleição e posse da Mesa Diretora da Câmara Municipal, onde a chapa 1, presidida por Ediraldo Ramos Pinico, foi eleita com 14 votos favoráveis e 1 contrário. A cerimônia de posse do prefeito e da vice ocorreu às 11h15.
Juliano Duarte retorna ao comando da prefeitura após ocupar importantes cargos no cenário político municipal, incluindo a presidência da Câmara Municipal em 2021 e o período como prefeito interino, de janeiro de 2021 a julho de 2022. Contudo, em junho de 2022, ele foi afastado após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que reconheceu a impossibilidade de um terceiro mandato no mesmo grupo familiar, considerando que seu irmão, Duarte Júnior, havia concluído dois mandatos consecutivos em 2020.