Ao longo do ano, foram realizadas cerca de 140 visitas, com uma média de 12 por mês
Em 2024, o programa Samarco Aberta recebeu 2 mil visitantes nos complexos de Ubu, no Espírito Santo, e Germano, em Minas Gerais, com o objetivo de estreitar laços com a sociedade e promover a transparência das operações da empresa. A iniciativa buscou reforçar os princípios de mineração segura e sustentável, além de proporcionar uma maior compreensão sobre os processos da Samarco.
Ao longo do ano, foram realizadas cerca de 140 visitas, com uma média de 12 por mês, envolvendo um público diverso, como familiares de empregados, moradores das comunidades vizinhas, participantes do Programa de Educação Ambiental (PEA) e do Programa Força Local, além de visitas institucionais, acadêmicas e técnicas. Aproximadamente 30% das visitas foram destinadas a pessoas das comunidades locais, com uma média de três agendas mensais para esse público.
O programa também teve um destaque para as famílias dos empregados da Samarco, com 11 visitas realizadas, recebendo 417 pessoas nos complexos de Germano e Ubu. A avaliação dos participantes foi extremamente positiva, com 100% dos visitantes acreditando que a experiência contribuiu para ampliar seu conhecimento sobre a empresa. Além disso, 90% classificaram a visita como excelente, enquanto 10% a consideraram muito boa.
As visitas de pessoas atendidas no PEA e familiares de trabalhadores da empresa são programadas mensalmente. Os interessados em participar podem agendar as visitas pelos e-mails: programadevisitas.mg@samarco.com, para a unidade de Minas Gerais, e programadevisitas.es@samarco.com, para o Espírito Santo.